.

.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Pripyat

Está é a cidade de Pripyat, localizada na Ucrânia. Foi fundada em  4 de fevereiro de 1970 para abrigar os trabalhadores da usina nuclear de Chernobil, foi oficialmente definida como cidade em 1979. 

Chernobil, a cidade onde ocorreu o maior acidente nuclear da história, e a 5km dali ficava Pripyat. Uma linda cidade, feita especialmente para a população que trabalhava para a usina, e também para suas famílias. Continha escolas, hospitais, lojas, como qualquer outra cidade. E como vemos na imagem acima, um parque de diversões, o qual ainda permanece na cidade. Horas depois do acidente, quando foi calculada a intensidade da explosão, medidas emergenciais foram tomadas, os habitantes tinham duas horas para pegar o que fosse necessário e esperar na frente de suas casas, onde vários ônibus estavam retirando as pessoas da cidade. Mesmo com a agilidade da evacuação, todos ficaram sob radiação, muitos acabaram falecendo, e alguns idosos se opuseram a sair da cidade, o que os fez morrer em horas.


Nem mesmo brinquedos puderam ser levados por crianças, era uma medida emergencial que não podia demorar mais do que o tempo definido pelo governo. A população acreditava que em semanas ou meses iriam voltar para sua cidade, que tudo voltaria a sua rotina normal, porém até hoje a cidade permanece fechada, apenas militares e pessoas autorizadas podem entrar. Muitos morreram para que o numero de mortes e as consequências fossem maiores.  


Mesmo depois de anos, o nível de radiação ainda não permite que visitantes permaneçam mais que 15 minutos na cidade. Uma realidade trágica de um lugar atualmente abandonado.



Ficou interessado no assunto? Aqui está o link de um documentário ótimo sobre o assunto. < https://www.youtube.com/watch?v=iGi9roA0SLc >

Nenhum comentário:

Postar um comentário